segunda-feira, 25 de maio de 2009

TESTE - COMÉRCIO & DISTRIBUÍÇÃO

1 - Indique quatro variáveis que expliquem o comportamento dos consumidores?
Para o comportamento dos consumidores, temos as seguintes variáveis: variáveis esplicativas individuais, necessidades e motivações, ao nível das atitudes e ao nível das caracteristicas do individuo.

2 - O conceito de atitude é complexo e é objectivo de várias definições.
2.1. - Distinga atitudes perceptivas de atitudes afectivas.

A atitude perceptiva, é aquela em que o consumidor age de acordo com o conhecimento que tem do produto ou serviço. Na atitude afectiva, o consumidor age com o juízo de valor que faz do produto em causa.

3 - a) As caracteristicas dos consumidores dão origem a vários comportamnetos, indique quais são?

São comportamentos de consumo ou de utilização, hábitos e procedimentos de compra, comportamentos de recolha da informação.

b) Enumere alguns desses comportamentos dentro de cada categoria.

Nos comportamentos de utilização temos: quem consome, quando se consome;
nos comportamentos dos hábitos de consumo, podemos enumerar, onde se compra, quem participa no processo de decisão, como se compra. Na recolha de informação, podemos focar, quais os hábitos de leitura da imprensa, quais as fontes de informação que utiliza.

4 - Dê uma definição de motivação.

É a razão subjacente, que incita uma pessoa a consumir e ou a comprar um produto ou serviço.

5 - Indique quais os tipos de motivações existentes, defina-as e exemplifique.

o tipo de motivações são as seguintes:

- Motivações de carácter hedonista, que são aquelas que nós esperamos que dêem prazer, que nos criem algum tipo de sentimento, quando compramos ou consumimos o produto, como por exemplo o prazer gustativo, que temos sobre um alimento.

- As motivações de carácter racional, são aquelas em que o individuo é incitado a comprar, porque acha que lhe vais ser útil ou vai de encontro ao seu interesse, como a compra de uma cerveja sem álcool.

- Motivações de carácter ético, são aquelas que correspondem ao sentimento do dever, são as obrigações morais, que levam o individuo a consumir ou a comprar um determinado produto, como por exemplo a compra de produtos ecológicos, que protegem o ambiente.

6 - Quando decidimos adquirir um produto e dependendo da sua natureza, podemos desenvolver diferentes processos de decisão, diga quais são as variáveis e identifique-as.

São as variáveis internas e externas. As internas podem ser de vária ordem, como a carência, a necessidade, motivação, desejos, percepção, atitude, aprendizagem e personalidade.
As variáveis externas são: economia, demografia, cultura, classes sociais, grupos de referência, família e lideres de opinião.

7 - a) A teroria de Maslow, baseia-se em 3 hipóteses. Indique-as.

Um individuo tem muitas necessidades, mas estas, têm importâncias diferentes e podemser hierarquizadas. Em primeiro lugar um individuo procura satisfazer a necessidade que acha que é mais importante.
Depois de uma necessidade deixa de existir (mesmo que por algum tempo), logo que seja satisfeita, seguidamente o individuo, passa para a satisfação da necessidade seguinte.

b) Segundo a teoria de Maslow, classifique essas necessidades.
Por uma orde crescente, temos na base da pirâmide, as necessidades fisiológicas, de segurança, de pertença, de estima e de auto-realização.

8 - De acordo com o Livro Negro, indique o tipo de fraudes mencionadas.

Podemos encontrar diversos tipos de fraudes, no Livro Negro, como sendo: os esquemas em pirâmide, as ofertas não solicitadas, fraudes de pagamento adicionado, fraude com veículos, fraudes médicas, fraudes com operações financeiras e investimentos, spam (comunicação não solicitada).

9 - Indique como funciona o esquema das fraudes médicas.

Naturalmente este tipo de fraude, aproveita-se do sofrimento e desespero humano. Como as pessoas estão mais fragilizadas e por outro lado são bastante ignorantes nesta área, acreditam fácilmente nas promessas propostas. Assim os vigaristas, oferecem curas milagrosas, um tratamento ou medicamento que está direccionado para uma vasta gama de problemas de saúde, utilizam também pessoas conhecidas do público a fim de testemunhar, os benefícios desses produtos. Podem também vender, os produtos que apregoam de "milagrosos" fora dos circuitos normais de distribuição comercial, eles são promovidos por pessoas sem qualificação médica e normalmente justificam-se do porquê de não estarem a ser apoiados por médicos convencionais. Uma fraude, que é muito utilizada, essencialmente quando o tempo quente se aproxima e as férias começam a estar perto, são os produtos para perder peso rápidamnete. É muito provável que esteja uma, quando lhe prometem, que consegue perder peso sem exercício, enquanto dorme, que o produto X, reduz a celulite em áreas especificas só com a aplicação do mesmo. Quando se utiliza expressões emotivas, que criam na pessoa uma grande credibilidade.
10 - Como se deve proteger das fraudes com veículos?
Devemos desconfiar dos veívulos baratos na internet, que sejam de grandes marcas, porque isso de certeza que não existe.
Outras propostas são de avaliar também e diga não quando se sente pressionado, inseguro e receoso da oferta que lhe propõem. Em caso de dúvida recorra a ajuda especializada.
Como se costuma dizer, as aparências iludem, então certifique-se que o profissional está devidamente identificado e não compre, quando o endereço, for um apartada ou um e-mail. Compre só quando tiver todas as informações e não assine nada sem conhecer os custos totais. Pergunte à família, se lhes parece um bom negócio, aquilo que lhe propõem. Atenção ao meio de pagamento, deve ter a certeza que a transação é segura, caso venha a realizar o negócio. Não se esqueça da frase "é bom demais para ser verdade".

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