segunda-feira, 16 de março de 2009

Indice de Benchmarking Português


Índice de Benchmarking Português
1. Que utilidade terá o Índice de Benchmarking Português para:
a) o IAPMEI;
R: Como o IAPMEI financia as empresas, a sua utilidade é no sentido de saber se determinada empresa tem uma boa prática de gestão e portanto facilitar o emprestimo.
b) as empresas;
R: O indice de Benchmarking, permite uma avaliação comparativa das empresas portuguesas e em diversas áreas.
c) o público em geral.
R: Através deste, o público fica a saber quais as empresas que estão bem cotadas no mercado, isto é, que nos transmitem garantias e solidez.

2. Que áreas considera o IBP?
R: O indice de Benchmarking, considera as seguintes áreas:
Financeira;
Gestão;
Excelência do Negócio;
Marketing;
Produção;
Saúde e Segurança no Trabalho;
Energia e Ambiente;
Inovação;
Responsabilidade Social ( a disponibilizar brevemente)
Logística e Transportes.

3. Que critérios de comparação estabelece o IBP? Refira-se a algumas dificuldades na construção dos respectivos indicadores.
R:
Volume de Negócios;
Nº de trabalhadores;
Região;
Sector de actividade ou Classificação da Actividade Económica.

Podemos dizer que não existem indicadores infaliveis, mesmo com critérios simples.
Por exp., o critério volume de negócios, relativamente a duas empresas, que vendam o mesmo produto,


4. Explicite algumas “lições” que o exemplo do Benchmarking na Irlanda sugira para economia portuguesa.

5. Justifique
os quartis e percentis como ferramentas estatísticas adoptadas nos Relatórios de Benchmarking.
Postado por José Neto às 16.3.09 0 comentários
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Benchmarking
"Num cenário de crescente competitividade, as empresas são cada vez mais confrontadas com a necessidade de ferramentas de gestão que lhes permitam diagnosticar os factores críticos do negócio, com o objectivo de corrigir rotas e de fazer mais e melhor"."O benchmarking existe para responder a esta necessidade e são muitas as empresas que o procuram como instrumento de apoio à melhoria do seu desempenho".http://www.iapmei.pt/iapmei-bmkindex.php

1. Apresenta o conceito de benchmarking.

2. Tendo em consideração as "boas práticas" de benchmarking apresentadas pelo IAPMEI, verifique que a fidelização dos clientes não interessa a qualquer preço.

3. Identifica as fases do processo de benchmarking.

4. Justifique o benchmarking como:
a) um processo contínuo
b) uma investigação que fornece informações valiosas
c) um processo de aprendizagem com os outros
d) uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processoSugestão: http://www.guiarh.com.br/z59.htm

5. Caracterize os vários tipos de benchmarking.

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