1. Defina vantagens competitivas. Refira as fontes de vantagem competitiva.
1 - vantagens competitivas é uma expressão utilizada para identificar as empresas que conseguem colocar no mercado os seus produtos, ou serviços em condições vantajosas, como sejam, preços mais baixos, relativamente aos seus concorrentes.
2. Explique o que significa entender-se como lógica da logística "a criação e a sustentabilidade de vantagens competitivas".
2 - A lógica da logistica, pretende aumentar as vantagens competitivas desenvolvendo-as.Assim, a expressão "vantagem competitiva", utiliza-se quando as empresas conseguem colocar no mercado ou produzir bens e serviços a preços aceitáveis e vantajosos para os consumidores.
Pode-se referir como fontes de vantagem competitiva, as seguintes:
- o cliente é o centro das atenções, para a empresa,
- a qualidade superior do produto ou serviço,
- a excelência dos recursos humanos e do management,
- a tecnologia avançada da empresa, vai permitir custos baixos e elevados volumes de produção.
3. Mostre como a dimensão dos mercados condiciona a referida lógica da logística.
3 - A dimensão dos mercados condiciona a lógica da logística, na medida em que, nos mercados com dimensão pequena não têm hipótese de produzir bens ou produtos a preços aceitáveis, porque com um mercado de pequenas dimensões, os custos de produção ficam demasiado altos.
Podemos concluir que um mercado pequeno condiciona a produção e a venda de produtos.
4. Explicite como o desenvolvimento das vantagens competitivas pode obter-se:
a) pela redução dos custos;
b) pela diferenciação dos produtos;
c) pelo redesenho das actividades.
4 - a) Se a empresa conseguir redução nos seus custos, ela depois tem a possibilidade de vender a preços mais baixos, conquistando assim quota de mercado.
b) Os produtos com qualidade e com diferentes características dos demais, trazem vantagens.
Essa diferenciação, pode levar os consumidores a comprar mais e, isso faz com que se amplie as vantagens competitivas. Pode haver linhas de perfume para diferentes ocasiões, (noite, dia, ou Verão, Inverno), assim como os sapatos, por exemplo ter ténis para ocasiões mais desportivas, clássicos para ocasiões especiais.
c) Ao redesenhar as suas actividades, a empresa com uma determinada estrutura, pode alterar determinados clientes.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
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