terça-feira, 21 de outubro de 2008

A logística como fonte de vantagem competitiva

1 - Na cadeia de valor de Porter, temos actividades primárias, que são: logistica de inputs, operações, logística de outputs, marketing e vendas e serviço. Como actividades de suporte temos: procurement, desenvolvimento técnológico, gestão de recursos humanos e infra-estrutura empresarial.

2 - Tudo o que são movimentos fisicos dos produtos, são consideradas actividades primárias,como sejam os outputs, inputs, operações com logistica, marketing de vendas. Podemos então dizer que são as actividades necessárias e daí mais importantes.
As actividades de suporte, são aquelas onde não se verificam movimentos fisicos dos produtos, podemos frisar as infa-estruturas empresariais, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e procurement.

3 - Se a empresa oferecer produtos mais competitivos, isto é com preços interessante e de qualidade superior, então os clientes têm tendência a voltar, isto é fidelizando-os e até trazer novos clientes para a empresa.

4 - Se o Procurement, consiste na compra de bens aos fornecedores, ele é um fluxo fisico que faz parte da logistica de inputs. Assim, na versão reconfigurada o procurement, tem um lugar nas actividades primárias em conjunto com logísticas de inputs.

Sem comentários: