segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CRM (Customer Relationship Management)

1. Justifique o CRM como infra-estrutura de integração entre o marketing e logística.

É uma infra-estrutura de informação, entre o marketing e a logistica, de uma empresa. Tendo os dados actualizados, tanto se pode usar no marketing como na logistica.

2. No CRM a customização é a estratégia, a fidelização do cliente é o objectivo, o cliente finalmente tornou-se o alvo da a atenção da empresa. Comente.
Podemos afirmar, que a customização é uma estratégia, vamos produzir tendo em conta as necessidades reais do cliente. Produzimos portanto, à medida do cliente, isto é o produto vai ser personalizado .


3. Explicite os seguintes conceitos:- front-office- back-office- ERP
- front-office; é o sistema informático que se utiliza no atendimento directo com os clientes, em que estes têm acesso livre e directo.

- back-office; é um sistema informático, só utilizado pela empresa. É para seu uso interno, não estando acessivel aos seus clientes.

- E.R.P.; é um conjunto de actividades de gestão empresarial, que são suportadas pelas tecnologias de informação, incluindo-se aqui, as compras, o inventário, o relacionamento com fornecedores e clientes, a gestão contabilistica e financeira, os recursos humanos.


4. Nada garante a fidelização dos clientes. Na sua perspectiva, qual é a melhor atitude que as empresas podem tomar para promover a fidelização. Justifique.
A empresa deve escutar os clientes, o CRM é um meio a usar para essa fidelização, pois que tomamos nota do que melhor satisfaz os clientes.

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