segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Integração e implementação do CRM

1. Comenta a lógica das fases apresentadas no texto.
- Na fase da procura, a empresa tem uma ideia, conhecendo os clientes e consegue produzir para eles de uma forma personalizada.

- Tendo em conta o CRM, podemos também ter em conta a fase da melhoria, pois que é onde podemos melhorar a oferta, uma vez instalado o sistema do CRM.

- Na fase da adaptação, deve-se adaptar a oferta aos clientes e perguntar-lhes também o que eles querem que a empresa produza, isto é tentar acompanhar o ciclo de vida do cliente.

2. Mostra que na perspectiva da fidelização dos clientes, economias de gama e economias de escala são conceitos complementares.

- Quanto maior é o volume produzido, menor é o custo, isto é o que se passa numa economia de escala. Por outro lado, produzir vários produtos diferentes, vem contrariar de algum modo a economia de escala. Portanto ao produzir-se mais produtos, satisfaz -se um leque mais diversificado de clientes. Pelo facto de haver uma grade diversividade de produzidos, diz-se que é uma economia de gama. Desta forma pode-se dizer que se complementam.

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