segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MBM mobile: exemplo de sucesso na implementação de tecnologia CRM

Perante uma plateia de empreendedores, professores universitários e estudantes, a MBM mobile expôs o conceito inovador do seu projecto de base tecnológica, assente num modelo de e-business que tira partido das plataformas online para rentabilizar a cadeia de valor, como é exemplo a aplicação de CRM criada pelo laboratório de informática desta empresa.

“Com a abertura, para breve, de dois novos espaços em Braga e em Lisboa, cria-se a necessidade de reduzir a redundância da informação e de manter a acessibilidade à empresa, independentemente da localização física”, explica o Eng. Marco Pais, director de sistemas da MBM mobile, que assim justifica a existência de uma arquitectura de TI orientada a serviços, que permite interligar todos os seus recursos (CRM, ERP, Portal, etc.) de uma forma transparente, tanto para o cliente, como para os colaboradores.
Nota: Para seguir o link é necessário registar-se no site.
1. Relacione o CRM com a produtividade do trabalho.
1- A integração da informação, contribui para o aumento da produtividade. Podemos ver o CRM, como uma solução que aumenta a produtividade do trabalho.
2. Mostre que a produtividade do trabalho depende de múltiplos factores, sendo abusivo associá-la ao CRM.
2 - Esta produtividade não depende só do CRM, mas de multiplos factores, como o factor capital e também da cultura de trabalho que se tem, para desempenhar as tarefas, não estando lá só para cumprir horário.
Também nos países desenvolvidos há quadros legais estabelecidos, onde os individuos sabem com aquilo que contam, isto é, existem relações estáveis.
3. Classifique o evento num dos três grupos clássicos de CRM confrontando as definições de João Dias e de Francisco Ferrão.
3 - Lendo o texto de João Dias, podemos integrar-lo no CRM colaborativo.
No texto de Francisco Ferrão, vamos integrá-lo no CRM operacional.
4.

Uma das situações que mais desagrada um cliente, e que infelizmente ocorre com frequência, é ter que repetir algo que já foi transmitido. Para evitar isso, há que detectar todos os pontos de contacto, definir como registar essa interacção e definir como vai ficar disponível para quem de direito necessite de saber o que se está a passar. O software CRM já tem tudo previsto, não é preciso reinventar a roda. Mas, é preciso criar uma cultura organizacional que esteja orientada para o cliente e em que todos os colaboradores da empresa estejam motivados a trabalhar nesse sentido e isso passa por alimentar o repositório de informação, pois sem informação actualizada e disponível não há CRM.Continuar a ler na MKTONLINEMostre que a implementação do CRM implica a aceitação de maiores mudanças a nível cultural que a nível tecnológico.
Mostre que a implementação do CRM implica a aceitação de maiores mudanças a nível cultural que a nível tecnológico.
4 - Frequentemente as empresas têm a base de dados dos clientes, mas cada um dos vendedores que conhece o cliente acaba por ter uma base de dados mais enriquecida e portanto particular.
Assim o vendedor acaba por ter uma agenda pessoal, sem a partilhar com ninguém.
A implementação do CRM, não depende só da técnologia da empresa, mas também da partilha dos seus colaboradores.

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